Janeiro Branco: pratique o equilíbrio do corpo e da mente.


Data: 15/01/2020

Janeiro Branco: pratique o equilíbrio do corpo e da mente.

Descubra por que a saúde mental é tão importante para garantir sua qualidade de vida.

O início do ano é uma época em que as pessoas refletem mais sobre a vida e suas relações sociais. É um momento oportuno para planejar este novo ciclo e falar sobre as emoções, pois elas têm uma ligação direta com a nossa qualidade de vida. Por isso, o Janeiro Branco foi criado, em 2014, para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental.

É um tema que merece a atenção especial de toda a sociedade. O número de casos de pessoas com problemas emocionais cresceu significativamente no país, nos últimos anos. Isso estimulou uma mobilização de profissionais da saúde para debater sobre o assunto e encontrar soluções para esse problema.

Hoje em dia, as pessoas vivem sob pressão constante no trabalho, nos estudos e na família. Todo esse estresse afeta a saúde mental e prejudica o desempenho, tanto na vida social como na vida familiar.

A cor escolhida para o projeto faz alusão a uma folha ou tela limpa, que permite reorganizar tudo, com base no autoconhecimento, após uma imersão profunda.

Conheça alguns dos sintomas relacionados a problemas emocionais:

- Ansiedade;
- Apatia ou indiferença emocional;
- Cansaço mental;
- Crises de pânico;
- Desânimo, apatia ou questionamento frente à vida;
- Dificuldade de concentração;
- Gastrite ou úlcera;
- Perda de memória imediata;
- Perda ou ganho de peso;
- Pressão alta;
- Problemas de pele;
- Queda de cabelo;
- Queda na qualidade de vida.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em média, 14% das despesas anuais de saúde no Brasil são relacionadas a transtornos mentais. Quando o assunto é estresse, este número sobe para 70% dos trabalhadores brasileiros. Além disso, estima-se que 30% da população economicamente ativa sofra de burnout.

São números alarmantes que mostram a urgência de se colocar em pauta a saúde mental em todos os lugares. Com a participação de psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, entre outros profissionais, esse mal da vida moderna tem chances de diminuir.

Entender melhor este problema permite às pessoas lidar com as tensões do dia a dia e cuidar da saúde. Isto inclui inserir novos hábitos, como atividades físicas e acompanhamento profissional, por exemplo. A Unimed apoia esta iniciativa para você cuidar de sua saúde mental.




Home
Notícias

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site.
Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.