Solidariedade: ser um doador regular de sangue salva milhares de vidas.


Data: 23/06/2021

Solidariedade: ser um doador regular de sangue salva milhares de vidas.

Durante a pandemia, houve uma queda de 10% nas doações de sangue, no Brasil. Com isso, foi necessário um plano de contingência, para evitar desabastecimento em alguns estados. Ser um doador regular de sangue salva milhares vidas.

Para garantir que os estoques de sangue estejam em níveis seguros, o Ministério da Saúde realiza ações para incentivar as pessoas a se tornarem doadoras regulares.

Um único indivíduo, ao doar sangue, pode salvar até 4 vidas, ajudando no tratamento de pacientes e em intervenções médicas complexas e de grande porte, como transplantes, transfusões, cirurgias e procedimentos oncológicos.

Requisitos básicos:

- Ter entre 16 e 69 anos;
- Estar em bom estado de saúde;
- Estar pesando, no mínimo, 50 kg;
- Estar descansado e alimentado;
- Estar munido de documento original, com foto.

Como estão funcionando as doações de sangue durante a pandemia?

As doações são feitas respeitando-se todas as medidas de segurança contra a covid-19, por meio de cadastro e agendamento, a fim de evitar aglomerações. Pessoas imunizadas contra a doença podem doar sangue. Basta esperar um prazo, que varia de acordo com a vacina recebida:
- CoronaVac: deve aguardar 48 horas.
- AstraZeneca: pode doar após 7 dias.

Doação de plasma convalescente.

Pessoas que já tiveram a covid-19 podem doar plasma convalescente, parte líquida do sangue, em que há grande concentração de anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2.

O plasma contendo esses anticorpos auxilia no tratamento de pacientes com a doença moderada ou grave, contribuindo para a sua recuperação. Os públicos-alvos são idosos, imunossuprimidos e pessoas com comorbidades.

O processo é rápido, dura cerca de 40 minutos. A doação de plasma pode ser realizada por meio da doação de sangue normal e os requisitos são os mesmos. Caso a pessoa tenha recebido a vacina contra a covid-19, os anticorpos são reforçados com a imunização.

Lembre-se: doar sangue é um ato de amor e solidariedade. Milhares de vidas são salvas, com uma ação rápida, simples e segura.

Desperte vida e esperança em outras pessoas: seja um doador.

Fonte:
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/06/14/doacao-de-sangue-cai-10-no-brasil-com-a-pandemia

https://butantan.gov.br/noticias/entenda-como-funciona-a-doacao-de-plasma-por-plasmaferese-e-contribua-para-o-tratamento-de-pacientes-de-covid-19




Home
Notícias

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site.
Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.