Desde a sua inauguração, em 1985, o compromisso com a vida é uma prioridade da Unimed Anhanguera. Sempre focando em qualidade profissional e na ampliação do atendimento à saúde, os investimentos em tecnologia e inovação proporcionam a todos os nossos clientes serviços de excelência.

A medicina humana vem se desenvolvendo e evoluindo de forma constante. Com tecnologias e aparelhos cada vez mais modernos, já é possível realizar cirurgias cardíacas e outros procedimentos delicados usando técnicas minimamente invasivas, que preservam ainda mais a saúde do paciente.

Por isso, a Unimed Anhanguera, em sua busca por oferecer cada vez mais qualidade de vida aos seus clientes, inaugurou em 2024, no Hospital Unimed em Araras, o setor de hemodinâmica, departamento que une técnicas modernas e pouco invasivas para procedimentos cardiovasculares.

Entenda mais sobre a hemodinâmica e os seus benefícios.

O que é hemodinâmica?

A hemodinâmica é um ramo da medicina que se dedica ao estudo e tratamento das doenças que afetam principalmente o sistema circulatório humano, englobando o coração e os vasos sanguíneos.

Por meio de técnicas avançadas de imagem e procedimentos minimamente invasivos, os profissionais de hemodinâmica são capazes de realizar intervenções precisas e eficazes para tratar uma variedade de problemas circulatórios.

 

O que são procedimentos minimamente invasivos?

Os procedimentos minimamente invasivos são intervenções cirúrgicas ou exames que têm o objetivo de gerar o menor dano possível à integridade física do paciente, evitando grandes incisões (cortes) e preservando, por consequência, os tecidos e órgãos internos.

 

Quais as vantagens da hemodinâmica?

Os procedimentos realizados nessa área requerem pequenas incisões e causam menos trauma ao corpo, resultando em recuperação mais rápida e menos complicações pós-operatórias.

Além disso, a hemodinâmica permite diagnósticos precisos e intervenções terapêuticas em tempo real, melhorando significativamente os resultados clínicos e a qualidade de vida dos pacientes.

Outra vantagem é a capacidade de realizar procedimentos em pacientes de alto risco ou com condições médicas complexas, que podem não ser candidatos adequados para cirurgias tradicionais.

Quais áreas se correlacionam com a hemodinâmica?

A hemodinâmica atua em diversas áreas, como:

  • Diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas. Exemplo: obstruções nas artérias coronárias (responsáveis pelo fornecimento de sangue ao coração);
  • Doença arterial periférica (que afeta os vasos sanguíneos fora do coração);
  • Malformações vasculares.

A hemodinâmica também é usada em diversas especialidades médicas, incluindo a neurologia e a radiologia. Além disso, desempenha um papel fundamental em procedimentos de emergência, como angioplastia coronária durante um ataque cardíaco.

Como a hemodinâmica pode ser aplicada?

Alguns exemplos de aplicação da hemodinâmica são:

Angioplastia

Dilatação de um vaso sanguíneo obstruído.

 

Stent coronário

Implantação de um dispositivo para manter um vaso sanguíneo aberto.

Ablação por radiofrequência

Correção de tecido cardíaco anormal que causa arritmias.

Valvoplastia

Reparo de uma válvula cardíaca defeituosa.

 

Ela também é indicada para condições como: infarto agudo do miocárdio, entupimentos nas artérias do coração, aneurisma, arritmia, acidente vascular cerebral, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e cardiopatias congênitas.

Ao utilizar técnicas minimamente invasivas, os médicos podem tratar essas condições com menos dor, menor tempo de recuperação e menor risco para o paciente em comparação com cirurgias tradicionais.

Total Integração com uma nova sala cirúrgica

E na Unimed Anhanguera, garantindo ainda mais integração entre serviços médicos, o setor de hemodinâmica possui conexão total com uma nova sala cirúrgica equipada com a mais alta tecnologia para procedimentos de até alta complexidade.

 

O que é procedimento médico cirúrgico de alta complexidade?

Os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade são aqueles que exigem um alto nível de habilidade e experiência do cirurgião, bem como o uso de equipamentos e técnicas especializadas. Geralmente envolvem cirurgias delicadas que requerem cuidados intensivos pré e pós-operatórios, além de uma estrutura hospitalar altamente capacitada:

Cirurgia cardíaca

Isso envolve o tratamento de doenças do coração, como válvulas cardíacas danificadas, artérias coronárias bloqueadas ou defeitos cardíacos congênitos. Os tipos de cirurgia cardíaca mais comuns incluem cirurgia de revascularização do miocárdio, substituição da válvula cardíaca e reparo de defeito cardíaco congênito.

Cirurgia neurológica

Isso envolve o tratamento de doenças do cérebro e da coluna, como tumores, aneurismas e hérnias discais. Os tipos mais comuns de cirurgia neurológica incluem craniotomia, excisão de tumor cerebral e reparo de hérnia disca.

Cirurgia oncológica

Isso envolve o tratamento do câncer. Os tipos mais comuns de cirurgia oncológica incluem mastectomia (mamas), prostatectomia (próstata) e colectomia (intestino).

Setor de Hemodinâmica no Hospital Unimed
Setor de Hemodinâmica no Hospital Unimed
Setor de Hemodinâmica no Hospital Unimed
Setor de Hemodinâmica no Hospital Unimed
Setor de Hemodinâmica no Hospital Unimed
Setor de Hemodinâmica no Hospital Unimed
Setor de Hemodinâmica no Hospital Unimed

 

Hemodinâmica Anhanguera.
Tecnologia e inovação para cuidar do seu coração.

 

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site.
Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.